Eu concordo com Termos & Condições E eu li
    E concordo Política de Privacidade.

    Contacte-nos

    Para dúvidas, sugestões, solicitações, por favor preencha o formulário e em breve atenderemos a sua questão.

    Telefone:
    258 823 263
    (Chamada para a rede fixa nacional)

    Enviar email:
    geral@icvc.pt

    Metropolita da Igreja Ortodoxa visita Portugal

    2 meses ago · · Comentários fechados em Metropolita da Igreja Ortodoxa visita Portugal

    Metropolita da Igreja Ortodoxa visita Portugal

    O Arcebispo Metropolita Bessarion de Espanha e Portugal, do Patriarcado Ecuménico, encontra-se a visitar o clero e fiéis ortodoxos em Portugal.

    No seguimento da audiência dos peregrinos do Instituto Católico de Viana do Castelo e da Basílica dos Congregados com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, em Istambul, na terça-feira 02 de Agosto, o Arcebispo Metropolita Bessarion visitou e encontrou-se com o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, na passada terça-feira 09 de Agosto. Estiveram também presentes o Arquimandrita Padre Theophylaktos Vitsos, vigário geral da metrópole, o teólogo leigo Volodymir Telizhenko, assistente pessoal do arcebispo em preparação para a ordenação diaconal, os Padres Tiago Freitas e Paulo Terroso (delegado arquidiocesano para o ecumenismo), da Arquidiocese de Braga, e o Padre Pablo Lima, da Diocese de Viana do Castelo, a cujo pedido foi concedida a audiência com o Patriarca Bartolomeu.

    © 2022. Direitos Reservados.

    Em diálogo com o Arcebispo de Braga, o Metropolita Ortodoxo da península ibérica, cuja sede se encontra em Madrid afirmou que “vivemos um momento único na história da Igreja, nunca antes um Papa e um Patriarca Ecuménico foram tão próximos e tão amigos. Nos tempos difíceis em que vivemos, o Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu são duas vozes proféticas”.

    O Arcebispo de Braga recordou o seu encontro com o Patriarca Bartolomeu em Munique, quando se encontrava a crismar emigrantes na cidade alemã, e reafirmou o desejo e a colaboração da Arquidiocese com o clero e fiéis ortodoxos em Braga.

    O encontro serviu ainda para partilhar as impressões deixadas nos peregrinos pelo encontro com o Patriarca Bartolomeu, cujo discurso à delegação portuguesa pode ler aqui. O metropolita ortodoxo referiu que “consideramos de grande importância olhar para o património comum, nomeadamente na figura dos santos portugueses e bracarenses do tempo da Igreja unida”. Disse ainda, “nós, ortodoxos, acreditamos que as palavras têm história e significado e, por isso, reconhecemos o valor do título histórico de Primaz das Espanhas”.

    O encontro incluiu ainda um almoço em clima de fraternidade e boa disposição e uma troca de ofertas: um “komboskini” ou rosário ortodoxo oferecido ao Arcebispo Primaz, e uma cópia cerâmica da fachada da Catedral de Braga ao Metropolita Ortodoxo, “a mais antiga de Portugal, anterior às divisões”.

    No contexto dos 20 anos da fundação da Metrópole de Espanha e Portugal a ocorrer em 2023, foram colocadas sobre a mesa possíveis iniciativas para reforçar as relações bilaterais entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa em Portugal, e a colaboração com o Instituto Católico de Viana do Castelo e a Basílica dos Congregados.

    © 2022. direitos reservados.

    Tags: , , Categories: Cultura, Escola Superior de Teologia, Formação de verão, Teologia