\/09\/logo.png","@id":"https:\/\/icvc.pt\/#organizationLogo","width":1200,"height":440,"caption":"Instituto Cat\u00f3lico de Viana do Castelo"},"image":{"@id":"https:\/\/icvc.pt\/#organizationLogo"},"sameAs":["https:\/\/www.facebook.com\/InstitutoCatolicoVC\/"],"contactPoint":{"@type":"ContactPoint","telephone":"+351258823263","contactType":"Customer Support"}},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/icvc.pt\/author\/icvc\/#author","url":"https:\/\/icvc.pt\/author\/icvc\/","name":"ICVC","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/icvc.pt\/ver-roma-desde-cambridge-i\/#authorImage","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b7406926005f6feb8427343976629f66?s=96&d=mm&r=g","width":96,"height":96,"caption":"ICVC"}},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/icvc.pt\/ver-roma-desde-cambridge-i\/#webpage","url":"https:\/\/icvc.pt\/ver-roma-desde-cambridge-i\/","name":"Ver Roma desde Cambridge \u2013 I - Instituto Cat\u00f3lico de Viana do Castelo","description":"Quando D. Anacleto Oliveira (rip) me recolocou a quest\u00e3o do Doutoramento e do local onde fazer o mesmo, sugeri que fosse um contexto acad\u00e9mico e eclesial diverso de Roma. De facto, a breve e profunda experi\u00eancia na Universidade Hebraica de Jerusal\u00e9m ajudou-me a adquirir conhecimento n\u00e3o apenas das l\u00ednguas, hist\u00f3ria, geografia e exegese b\u00edblicas, mas tamb\u00e9m uma vis\u00e3o inter-religiosa e ecum\u00e9nica absolutamente necess\u00e1ria para a compreens\u00e3o da Escritura e da Catolicidade da Igreja e da nossa F\u00e9. Estar fora ajudou-me a estar mais dentro.","inLanguage":"pt-PT-ao90","isPartOf":{"@id":"https:\/\/icvc.pt\/#website"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/icvc.pt\/ver-roma-desde-cambridge-i\/#breadcrumblist"},"author":{"@id":"https:\/\/icvc.pt\/author\/icvc\/#author"},"creator":{"@id":"https:\/\/icvc.pt\/author\/icvc\/#author"},"image":{"@type":"ImageObject","url":"https:\/\/icvc.pt\/wp-content\/uploads\/2021\/02\/Cambridge1.jpg","@id":"https:\/\/icvc.pt\/#mainImage","width":960,"height":640,"caption":"Cambridge"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/icvc.pt\/ver-roma-desde-cambridge-i\/#mainImage"},"datePublished":"2021-02-23T12:19:54+00:00","dateModified":"2021-06-21T07:23:10+00:00"},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/icvc.pt\/#website","url":"https:\/\/icvc.pt\/","name":"Instituto Cat\u00f3lico de Viana do Castelo","description":"Institui\u00e7\u00e3o Cultural","inLanguage":"pt-PT-ao90","publisher":{"@id":"https:\/\/icvc.pt\/#organization"}}]}

    Eu concordo com Termos & Condições E eu li
    E concordo Política de Privacidade.

    Contacte-nos

    Para dúvidas, sugestões, solicitações, por favor preencha o formulário e em breve atenderemos a sua questão.

    Telefone:

    (Chamada para a rede fixa nacional)

    Enviar email:

    Viana do Castelo
    Ver Roma desde Cambridge – I

    2 anos ago · · Comentários fechados em Ver Roma desde Cambridge – I

    Ver Roma desde Cambridge – I

    Quando D. Anacleto Oliveira (rip) me recolocou a questão do Doutoramento e do local onde fazer o mesmo, sugeri que fosse um contexto académico e eclesial diverso de Roma. De facto, a breve e profunda experiência na Universidade Hebraica de Jerusalém ajudou-me a adquirir conhecimento não apenas das línguas, história, geografia e exegese bíblicas, mas também uma visão inter-religiosa e ecuménica absolutamente necessária para a compreensão da Escritura e da Catolicidade da Igreja e da nossa Fé. Estar fora ajudou-me a estar mais dentro.

    Cambridge é uma das capitais intelectuais do protestantismo europeu, particularmente das tradições anglicana e presbiteriana. Apenas em 1871, após o chamado “Universities Tests Act”, os católicos foram autorizados a frequentar e ensinar nas Universidades de Oxford, Cambridge and Durham. Aquele que depois veio a ser o Cardeal Newman, na sua primeira fase enquanto padre anglicano e professor em Oxford, foi contrário à admissão de católicos no ensino superior.

    Erasmo de Roterdão, São Tomás Moro e São João Fisher são apenas alguns dos mais exímios católicos que aqui ensinaram antes da fundação da Igreja Anglicana por Henrique VIII em 1536. Na verdade, Tomás Moro e João Fisher foram por ele martirizados.

    Porém, o protestantismo inglês está longe de ser aquilo que foi noutras eras e a secularização encontra-se aqui muito mais avançada do que noutros países europeus de tradição católica. Por todos estes motivos, e apesar da distância geográfica, este é um posto avançado para ver Roma e como a Igreja católica vive num contexto minoritário.

    A primeira impressão é que a pandemia atingiu mais duramente as igrejas protestantes (maioritariamente anglicanas e metodistas) do que as comunidades católicas. A maior parte delas não reabriram, nem sequer no verão. Algumas passaram completamente para o ambiente digital; algumas até do ambiente digital desistiram após algumas semanas. A realidade dessas paróquias é semelhante ao de muitas igrejas locais em Portugal, formadas por paroquianos idosos. Previsivelmente, muitas não voltarão a abrir, mesmo após o “fim” da pandemia. A paisagem de Cambridge não é muito diferente da de Viana do Castelo, Braga ou Porto. De cem em cem metros encontramos uma Igreja, várias medievais, outras tantas da época moderna. Todas as antigas foram católicas; as católicas são recentes (máximo de fins do século XIX).

    Biblioteca da Universidade de Cambridge

    Biblioteca da Universidade de Cambridge

    Ser uma igreja minoritária habituou a Igreja Católica a ter comunidades mais coesas, com um laicado bem formado, com párocos que trabalham em conjunto e mantêm um nível de formação permanente exigente, mais não seja para não ficar atrás dos pastores protestantes ou corresponder à formação universitária das novas gerações.

    A aposta na juventude e na pastoral universitária é aqui evidente na “Fisher’s House”, a capelania universitária dedicada ao santo que aqui foi estudante e reitor do Michaelhouse (College). Instalada no centro da cidade, a capela enche não só aos Domingos, mas também nas Missas feriais e o programa de reuniões formativas, eventos, etc é verdadeiramente admirável.

    Apenas a pandemia travou de forma relativa a intensidade da vida pastoral e espiritual da Igreja Católica na Inglaterra. Curiosamente, neste terceiro confinamento – tal como em Portugal – o culto não foi proibido. De facto, já no segundo confinamento os próprios bispos tinham pedido aos parlamentares católicos e doutras confissões que reconhecessem a importância das celebrações para a saúde mental dos cidadãos, crentes e não crentes, e o reduzido risco de contágio nos lugares de culto. Mais uma vez, enquanto a maioria das igrejas protestantes decidiram não aproveitar a isenção para o culto neste confinamento, a Igreja católica foi a única que decidiu manter as celebrações, com cuidados acrescidos.

    É ainda cedo para ter uma ideia do que ficará pelo caminho e do que permanecerá após a pandemia. Imagino que um certo entusiasmo pelo regresso, num primeiro momento, encherá as Igrejas e salões paroquiais. Mas, tal como uma queda ou um golpe só se sente verdadeiramente quando a carne deixa de estar “quente”, é fácil imaginar que não voltaremos ao “antes” de forma permanente. Este vírus deixa sequelas, físicas e espirituais; algumas exigem meses de fisioterapia, outras são irreversíveis.

    Pablo de Lima
    St Edmund’s College – UC.
    22 de Fevereiro de 2021, Festa da Cadeira de São Pedro.

    Tags: Categories: Escola Superior de Teologia

    ICVC

    ICVC

    A instituição cultural, Instituto Católico de Viana do Castelo, apresenta notícias temáticas.